ANS classifica 540 operadoras de planos de saúde com melhor desempenho

O resultado foi obtido a partir de uma nova base de dados de reclamações sobre a cobertura assistencial para classificar o desempenho das operadoras.

No último trimestre de 2024, 540 operadoras de planos de saúde ficaram na faixa zero, a de melhor desempenho, enquanto 120 ocuparam a pior classificação do setor, na faixa 3. Os números estão no Monitoramento da Garantia de Atendimento, divulgado pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Neste momento, não haverá suspensão da comercialização de planos de saúde, pois o monitoramento considera os resultados de dois ciclos seguidos na pior faixa para proibir a inclusão de novos beneficiários, como explica Rafael Vinhas, gerente-geral de Regulação e Estrutura dos Produtos da ANS:

“As operadoras que se mantêm na faixa 3 por dois trimestres seguidos são obrigadas pela ANS a suspender a entrada de novos beneficiários nos planos mais reclamados. A ideia é que elas, primeiro, vão ter que melhorar a qualidade da assistência prestada para, com isso, terem menor número de reclamações, para, só então, no trimestre em que não estiverem mais na faixa 3, possam voltar a vender seus planos normalmente”.

Segundo a ANS, o novo indicador do monitoramento passa a considerar 50% do total de demandas informadas como não resolvidas pelos beneficiários no período para a base de cálculo. Anteriormente, a classificação era feita com base em demandas assistenciais analisadas pela Diretoria de Fiscalização.

A lista completa das operadoras de planos de saúde por faixa de desempenho pode ser consultada no endereço gov.br/ans.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *