SUS aposta em IA para cobrar dívidas de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está desenvolvendo uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar no processo de reembolso ao Sistema Único de Saúde (SUS) por parte dos planos de saúde. Batizada de Iara, a tecnologia deverá automatizar etapas da análise de contestações apresentadas pelas operadoras e apoiar o trabalho dos técnicos responsáveis pelos processos.

Pela legislação que regula os planos privados de saúde, as empresas devem reembolsar o SUS quando beneficiários de convênios utilizam serviços da rede pública. Os valores arrecadados são destinados ao Fundo Nacional de Saúde, responsável pelo financiamento de ações e serviços do sistema público. No entanto, muitas cobranças acabam sendo questionadas pelas operadoras, o que amplia a complexidade e o tempo de análise dos casos.

Leia mais em https://sindpd.org.br/2026/06/02/sus-aposta-ia-cobrar-dividas-planos-de-saude/

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário