São Paulo concentra o maior número de beneficiários com planos odontológicos

Estado soma 11,5 milhões de vínculos, número recorde. Maior parte das contratações são de planos do tipo coletivo empresarial, revela estudo do IESS

As adesões a planos de saúde exclusivamente odontológicos seguem em franco crescimento com destaque para São Paulo, que concentra a maior parte (34%) dos beneficiários do País. Em junho desse ano, o estado atingiu 11,5 milhões de vínculos, marca recorde, com alta de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2023. As informações são da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 96, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Durante os 12 meses, foram adicionados 555,6 mil novos contratos. Porém, a análise revela que São Paulo registrou crescimento acelerado em número de beneficiários mesmo após os meses iniciais da pandemia de Covid-19, com acréscimo de 2,6 milhões de vínculos somente entre junho de 2020 e junho de 2024.

Vale destacar que houve crescimento em todos os tipos de contratações entre junho de 2023 e 2024. A maior alta em números absolutos, no entanto, ocorreu com o coletivo empresarial, que passou de 8,8 milhões para 9,2 milhões com alta de 4,7% no período.

O plano coletivo empresarial tende a acompanhar o número de trabalhadores formais com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos 12 meses encerrados em junho, houve crescimento de 481 mil novas oportunidades de empregos no estado (alta de 3,5%).

“Fica evidente a preocupação dos paulistanos com a saúde bucal, essencial para a preservação da saúde como um todo. No estado, as adesões a planos odontológicos têm sido superiores às de assistência médico-hospitalares. No País, inclusive, nota-se que a diferença do número de beneficiários entre as modalidades vem caindo”, ressalta José Cechin, superintendente executivo do IESS.

De acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de São Paulo possui 44,4 milhões de habitantes. Dessa forma, cerca de 1 a cada 4 moradores (26%) possuía um plano de assistência exclusivamente odontológico. No Brasil, o número de beneficiários atingiu a marca de 33,5 milhões.

Clique aqui para acessar a Análise Especial da NAB 96 na íntegra.