Os planos de saúde realizaram 1,94 bilhão de procedimentos em 2024, incluindo consultas, exames, terapias, internações e atendimentos odontológicos. O número representa um crescimento de 0,3% em relação a 2023, quando foram feitos 1,93 bilhão de procedimentos. No topo do ranking continuam os exames ambulatoriais, com 1,18 bilhão de registros informados pelas operadoras à ANS, um aumento de 0,7% em comparação ao ano anterior. Esses e outros dados estão disponíveis no painel dinâmico Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Além da atualização dos indicadores assistenciais, a nova edição apresenta um estudo inédito com as estatísticas sobre a evolução das despesas com medicamentos de 2019 a 2024, tema que reflete as transformações tecnológicas e o envelhecimento da população brasileira.
“Os dados do Mapa mostram como os brasileiros estão usando seus planos de saúde e ajudam a ANS a aprimorar a regulação para que o setor seja cada vez mais equilibrado, sustentável e próximo das pessoas”, destacou o diretor-presidente, Wadih Damous.
O painel mostra que, entre os grupos de procedimentos, os exames ambulatoriais lideram em volume, seguidos pelas consultas médicas e pelos outros atendimentos ambulatoriais, que englobam serviços prestados por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
As consultas médicas somaram 284,5 milhões, uma alta de 3,3% em relação a 2023, enquanto os outros atendimentos ambulatoriais cresceram 2,8%, totalizando 202,1 milhões. No entanto, houve redução nas terapias ambulatoriais (-15,3%), nas internações (-1%) e nos procedimentos odontológicos (-2,7%). Apesar de representarem apenas 0,47% do total de eventos, as internações concentraram 40% das despesas assistenciais, evidenciando seu peso financeiro no setor.
Veja detalhes no link https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/numeros-do-setor/planos-de-saude-realizaram-1-94-bilhao-de-procedimentos-em-2024