Planos de saúde apontam redução de custos e mais eficiência com o uso de IA

O uso de inteligência artificial na saúde tem chamado atenção da sociedade, pelo potencial de revolucionar tratamentos e auxiliar profissionais. Nas operadoras de planos de saúde, a tecnologia é vista como uma forma de ganhar eficiência em processos, evitar desperdícios e reduzir custos. Atualmente, as operadoras utilizam IA para análise de fraudes, autorizações, encaminhamentos e reembolsos. Também são comuns assistentes virtuais e uso da tecnologia para auxiliar o setor jurídico e desenvolver análise preditivas.
“A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa e muito promissora em diversos setores. E não é diferente na saúde. Tem que ser tratada com muita seriedade, com regulamentação adequada e com respeito aos direitos fundamentais. Mas fato é que temos visto iniciativas que fazem com que a IA seja uma aliada. E, quando bem estruturada, pode contribuir muito para um sistema suplementar mais inteligente”, afirma Maira Imperatriz, sócia de Life Sciences & Healthcare do Lefosse.
Nos Estados Unidos, a United Health e outras empresas são investigadas por supostamente utilizarem algoritmos para negar autorizações de procedimentos médicos. Enquanto isso, no Brasil, os cases ainda estão surgindo, seja pela complexidade do sistema, a falta de organização dos dados ou a clareza sobre as áreas que podem ser beneficiadas.
Enquanto o uso dessas tecnologias ganha espaço nas operadoras, a sua regulamentação ainda está em debate. O Marco Regulatório da Inteligência Artificial, já aprovado no Senado Federal, segue em análise na Câmara dos Deputados. O texto deve pautar a forma como o país utiliza a tecnologia em diferentes áreas.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) afirma que ainda não possui regulamentação sobre o tema. Em nota, diz que, a partir da definição em lei, irá “promover debates sobre sua aplicação na saúde suplementar, pois é necessário estabelecer ações regulatórias que protejam a privacidade e os dados pessoais dos consumidores, assegurando o acompanhamento e a fiscalização dos entes envolvidos nesses processos, garantindo direitos e mantendo o setor alinhado com as necessidades e os anseios da sociedade”.

… Continue lendo em: https://futurodasaude.com.br/planos-de-saude-uso-ia/

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário