PL dos planos de saúde: novo relator agirá a favor das empresas?

É preciso olhar com atenção para os próximos movimentos na Câmara dos Deputados. Ontem (7), o presidente Hugo Motta (Rep-PB) destituiu o relator do PL que propõe alterações na Lei dos Planos de Saúde, Duarte Jr (PSB-MA). Em seu lugar, colocou o deputado Domingos Neto (PSD-CE), que prontamente declarou ser favorável à permissão de planos de saúde melhoral e copo d’água – convênios “para pobres”, baratos e com baixa cobertura.

O deputado Duarte Jr era relator do PL 7419/06 desde 2023 e era visto pelas próprias operadoras como mais favorável aos consumidores. Em ocasiões anteriores ele já havia se posicionado contra o cancelamento unilateral de contratos por operadoras – algo que acontece em especial com usuários com a saúde frágil que precisam de tratamentos dispendiosos. Também foi contra a ideia daqueles seguros de saúde com cobertura restrita a consultas e exames. Propunha equiparar os planos de saúde coletivos e individuais e se opunha a aumentos abusivos nas mensalidades.

Diante da mudança na relatoria do PL, Duarte Jr declarou, em nota: “Meu desejo sempre foi continuar à frente da relatoria, conduzindo um texto equilibrado, construído com diálogo, transparência e, sobretudo, com foco na proteção dos consumidores diante dos constantes reajustes abusivos, cancelamentos unilaterais e negativas de cobertura”. Ele reafirma seu compromisso com o propósito de “defender quem mais precisa, combater os abusos praticados pelos planos de saúde e lutar para que o direito à saúde prevaleça sobre qualquer interesse econômico”.

Leia mais em https://outraspalavras.net/outrasaude/pl-dos-planos-de-saude-novo-relator-agira-a-favor-das-empresas/

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário