Paciente digital chega na consulta com diagnóstico, mas cobra atenção de médicos

Entenda como a IA vem redefinindo o atendimento médico e conheça o perfil do paciente digital, uma tendência central na medicina

A transformação tecnológica chegou de vez na medicina. Um estudo da plataforma Doctoralia definiu um novo padrão de pessoas procurando ajuda médica: é o paciente digital, aquele que busca resolver todas as demandas online, pelo smartphone, de forma prática e facilitada. São consumidores que valorizam a conveniência, a transparência e a personalização.

“Se tivéssemos que personificar, poderíamos afirmar que é uma mulher, por volta dos 30 anos, moradora de um grande centro urbano, que resolve a maioria das questões pessoais e profissionais pelo celular e valoriza muito a dedicação e explicação detalhada dos profissionais de saúde. Muito bem-informada e exigente, busca conveniência e valoriza autonomia, rapidez e transparência”, explica Flávia Soccol, head Global de Patient Care da Doctorallia.

Comportamento

Entre os achados, a pesquisa mostrou que, além de localização do consultório e a disponibilidade de agenda, a avaliação de outros usuários é o principal ponto considerados pelo paciente digital na hora de escolher um profissional de saúde ou plano.

Nesse contexto, as cinco especialidades mais buscadas pelo paciente digital são: Ginecologia e Obstetrícia (12%), Psiquiatria (9%), Dermatologia (8%), Ortopedia (7%) e Psicologia (7%).

O estudo aponta também que um terço dos agendamentos no Brasil são feitos fora do horário comercial (9h às 18h) e que 13% do total de usuários prefere marcar consultas aos fins de semana.

Leia a matéria completa em https://consumidormoderno.com.br/paciente-digital-saude-ia/?utm_campaign=news_313_-_com_homenageados&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *