Novas regras obrigam planos de saúde a responder pedidos em até 10 dias, mas especialista aponta lacunas

A partir deste mês, operadoras de planos de saúde têm prazo máximo para responder a solicitações de atendimento e não podem mais deixar o consumidor sem resposta. A mudança é resultado de uma nova norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que também prevê atendimento online 24 horas e resposta obrigatória, por escrito, a negativas de cobertura.

A advogada Ana Carolina Navarred, especialista em saúde suplementar, analisou os impactos da resolução em entrevista ao podcast Bem-Estar.

Resposta obrigatória e prazos definidos

A Resolução Normativa nº 623/2024, da ANS, determina que todas as operadoras devem fornecer uma resposta conclusiva para solicitações de atendimento médico, respeitando os seguintes prazos:

  • Imediatamente, em casos de urgência ou emergência;
  • Em até 10 dias úteis, para procedimentos mais complexos e internações eletivas;
  • Em até 5 dias úteis, para os demais casos.

Segundo a advogada Ana Carolina Navarred, a mudança é significativa para os consumidores que enfrentam longas esperas e tentativas frustradas de obter autorização.

Leia mais em https://g1.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2025/07/25/novas-regras-obrigam-planos-de-saude-a-responder-pedidos-em-ate-10-dias-mas-especialista-aponta-lacunas.ghtml

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