Estudo do IEPS em parceria com a Universidade Johns Hopkins mostra que Brasil se destaca por governança federativa
A pesquisa Exemplos em Saúde Digital (Digital Health Exemplars), parte do programa Exemplars in Global Health, financiado pela Fundação Gates, tem por objetivo gerar insights práticos sobre como países utilizaram tecnologias de saúde digital para melhorar os sistemas de atenção primária e contribuir para melhores desfechos em saúde. Ela investigou o tema em cinco países: Ruanda, Gana, Índia, Brasil e Finlândia.
No caso brasileiro, a pesquisa sobre a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS) evidencia que a digitalização da saúde e os resultados positivos no país são decorrentes de escolhas da criteriosa governança em nível federal, e de uma abordagem que incentivou estados e municípios a adotarem ações coordenadas, com apoio financeiro. Essa forma de atuação do Ministério da Saúde, já observada na Atenção Primária à Saúde (APS) desde a criação do SUS, tem sido, agora, aplicada também na Saúde Digital.
Leis mais em https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/techsus/nao-e-so-tecnologia-licoes-do-brasil-para-a-saude-digital-no-mundo