A colaboração visa identificar e desenvolver biomarcadores sanguíneos acessíveis, minimamente invasivos específicos para a patologia tau no cérebro. Essas ferramentas têm potencial para serem utilizadas para estratificar pacientes ou monitorar a resposta ao tratamento para uma nova geração de terapias futuras que impactem a patologia da tau na doença de Alzheimer
A Biogen Inc (Nasdaq: BIIB), Beckman Coulter, Inc. and Fujirebio anunciaram uma colaboração para potencialmente identificar e desenvolver biomarcadores para a patologia tau no cérebro, avançar clinicamente e comercializar novos testes para a patologia tau na Doença de Alzheimer (DA). O desenvolvimento de biomarcadores sanguíneos específicos para tau que possam mensurar a carga de tau de um paciente poderia fornecer informações críticas sobre os processos patológicos subjacentes da Doença de Alzheimer e ajudar a avançar no desenvolvimento de uma nova geração de terapias que impactem a patologia tau.
Por meio desta colaboração, as empresas trabalharão para identificar biomarcadores sanguíneos novos e desenvolver os biomarcadores sanguíneos já conhecidos para a patologia tau na Doença de Alzheimer. A colaboração visa desenvolver e avançar clinicamente novas ferramentas que meçam a patologia tau no cérebro para potencialmente estratificar os pacientes ou monitorar a resposta ao tratamento em ensaios clínicos da Doença de Alzheimer. A colaboração tem o potencial de promover biomarcadores sanguíneos específicos para tau e ferramentas diagnósticas que poderão ser usadas não somente em ensaios clínicos, mas também na prática clínica para possibilitar a adoção de futuras terapias que impactem a patologia tau.
“Estratificar e monitorar pacientes para patologia tau é uma necessidade crescente para a próxima geração de terapias para a Doença de Alzheimer, como nosso pipeline de terapias investigacionais direcionadas a tau, incluindo ASO direcionado a tau”, disse Jane Grogan, Ph.D., Head de Pesquisa na Biogen. “Por meio desta colaboração, pretendemos aproveitar a nossa profunda experiência científica no desenvolvimento e utilização de biomarcadores, combinada com as capacidades dos nossos parceiros em diagnóstico, para potencialmente acelerar o cronograma de desenvolvimento de diagnósticos baseados em sangue que podem medir os níveis de patologia tau de um paciente.”
“Os esforços de colaboração entre a Biogen, a Beckman Coulter e a Fujirebio combinam a força do desenvolvimento de biomarcadores de ponta com potenciais tratamentos inovadores focados no aspecto da tauopatia da neurodegeneração, nos aproximando de soluções eficazes”, disse Kathleen Orland, Vice-Presidente Sênior, Gerente Geral, Química e Imunoensaio para Beckman Coulter Diagnostics. “Garantindo que testes neurológicos de alta qualidade estejam amplamente disponíveis através de nossa base global instalada de analisadores, esta colaboração com a Biogen e a Fujirebio reforça nosso compromisso de trabalhar com líderes em áreas de doenças neurodegenerativas para trazer, de modo totalmente automatizado e com alto rendimento, testes sanguíneos para a doença de Alzheimer para milhões de pacientes que sofrem de demência em todo o mundo.”
“Os biomarcadores sanguíneos para a patologia tau podem promover o desenvolvimento e a implementação de terapias modificadoras de doenças para desordens neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer”, disse Monte Wiltse, presidente e CEO da Fujirebio Diagnostics, Inc. “Esta parceria nos ajudará ainda mais a acelerar nossos esforços para desenvolver novos diagnósticos de doenças neurodegenerativas e fornecê-los a laboratórios e médicos em todo o mundo através dos nossos parceiros globais de diagnóstico, abordando a necessidade médica não atendida de biomarcadores baseados no sangue.”
Nos termos da colaboração, a Biogen fornecerá dados de estudos clínicos de Alzheimer e experiência em pesquisa de biomarcadores para priorizar marcadores para a patologia tau. Fujirebio e Beckman Coulter serão responsáveis por fornecer o desenvolvimento, fabricação e comercialização de diagnósticos.