Autoridades da saúde debateram os principais desafios do setor no Summit Academia M3BS, em São Paulo
Daniel Tostes, procurador-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirmou na última quinta-feira (29/5), em debate no Summit Academia M3BS, em São Paulo, que vê um momento bastante peculiar em relação às demandas judiciais que envolvem a saúde. Ele diz que a “altíssima” judicialização notada no setor de saúde suplementar decorre de uma hostilidade e de um ambiente de conflito imanente.
“A gente tem hoje um desalinhamento muito grande que provoca diversos desdobramentos, dentre eles, a massiva judicialização, que, obviamente, compromete não apenas a ação do regulador, mas a própria dinâmica do setor”, afirmou, em referência às cerca de 900 mil ações em andamento — uma ajuizada a cada 47 segundos.
O procurador afirmou ainda que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem encabeçado diversos fóruns de discussões para tentar estabelecer algumas medidas de refreamento da judicialização excessiva que ocorre na saúde, mas disse acreditar no modelo de coordenação regulatória.
Leia a matéria completa em https://www.jota.info/saude/ans-pode-minimizar-oportunismo-na-judicializacao-diz-procurador-geral-da-agencia?utm_campaign=06-06-2025-saideira_saude-base-saideira-saideira-marketing-engajamento&utm_medium=email&utm_source=RD+Station