Evento sobre qualidade assistencial reunirá especialistas nacionais e internacionais nos dias 25 e 26/8, no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participará, nos dias 25 e 26/8, do 2º Congresso Latino-Americano de Valor em Saúde (Clavs’25). O evento, que será realizado no Rio de Janeiro, é um dos principais fóruns de discussão sobre estratégias inovadoras que integram qualidade assistencial, sustentabilidade financeira e experiência do paciente.
O evento será um espaço para apresentar os primeiros frutos do Acordo de Cooperação Remuneração Baseada em Valor na Saúde Suplementar, uma iniciativa firmada entre a ANS, o Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (Ibravs), o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e os conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) 3 e 4. A parceria, sem repasse de recursos financeiros e com duração prevista de 60 meses, visa fortalecer o programa da ANS, contribuindo para sua consolidação, expansão e qualificação.
Com a proposta de promover uma imersão completa em modelos de atenção e remuneração que priorizem valor em saúde, o Clavs’25 reunirá lideranças da saúde suplementar, gestores públicos e privados, prestadores de serviços, profissionais de saúde e pesquisadores. Durante os dois dias de programação, serão apresentados casos práticos nacionais e internacionais, debates sobre os desafios da transição para o cuidado baseado em valor e uma agenda especial sobre o Programa ANS Modelos de Remuneração Baseados em Valor.
“É um marco reunir tantas experiências bem-sucedidas em um único espaço. O Clavs é mais que um congresso, é um ponto de convergência entre inovação, evidência e compromisso com o paciente. O Brasil tem avançado de forma consistente nesse caminho e a ANS tem sido protagonista ao estimular modelos mais eficientes e centrados em valor”, destaca a diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares.
Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, ampliar o diálogo latino-americano sobre saúde baseada em valor é fundamental para que se avance nas pautas basilares do setor. “A cooperação entre países e instituições é essencial para aprimorar e consolidar soluções viáveis e escaláveis. Nossa expectativa é de que as ideias discutidas no Clavs se tornem políticas efetivas e impactem positivamente a vida das pessoas”, salienta.
A abordagem de “Valor em Saúde” — derivada do conceito internacional de Value-Based Health Care (VBHC) — propõe um realinhamento dos sistemas de saúde para focar nos desfechos que realmente importam para o paciente, com custos proporcionais aos resultados alcançados. Para a ANS, a remuneração baseada em valor deve ser estruturada pela integração entre modelo de cuidado e modelo de pagamento, incentivando a eficiência, a coordenação do cuidado e a qualidade dos serviços prestados.
Para a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Angélica Carvalho, a remuneração baseada em valor exige uma mudança de cultura. Profissionais, gestores e operadoras precisam trabalhar com foco nos resultados reais dos pacientes. “Essa mudança só é possível com dados, avaliação contínua e transparência, e o Clavs é essencial para compartilhar experiências e superar barreiras técnicas e institucionais”, explica.
Serviço
2º Congresso Latino-Americano de Valor Em Saúde
2st Latin America Congress on Value-Based Healthcare
2º Congreso Latinoamericano de Valor en Salud
Data:25 e 26/8
Local: Prodigy Santos Dumont by Wish, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições e programação: Acesse aqui
Fonte: ANS, em 12.08.2025.