AOuvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de publicar um relatório sobre a consulta realizada ao seu Conselho de Usuários sobre o serviço “Esclarecer dúvidas sobre plano de saúde”. A pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico disponibilizado na plataforma específica do Conselho no período de 30/6 a 1º/8/2025. Os resultados também podem ser consultados no seguinte painel dinâmico interativo.
Neste quinto ciclo de consultas aos integrantes do Conselho de Usuários de Serviços da ANS foram recebidas 128 respostas, sendo 46,9% provenientes de usuários que efetivamente utilizaram o serviço. A maioria dos participantes se identificou como consumidor ou beneficiário de plano de saúde (76,7%), conheceu o serviço principalmente pelo site da ANS (56,7%) e o acessou por meio do formulário eletrônico disponível no portal (66,7%), seguido pelo Disque ANS (18,3%).
De modo geral, a experiência foi avaliada como satisfatória, com destaque para a facilidade de acesso ao serviço e para a clareza das informações disponibilizadas. Entre as principais sugestões de aprimoramento, os conselheiros apontaram a necessidade de reduzir o tempo de espera no atendimento telefônico e tornar o site mais intuitivo. As contribuições orientam a formulação de ações voltadas à melhoria do atendimento e da experiência do cidadão.
“O Conselho de Usuários é um canal essencial de escuta da sociedade. As avaliações coletadas por meio das consultas permitem compreender melhor as percepções dos cidadãos e contribuem diretamente para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela ANS”, destaca Fernanda Guedes, Ouvidora interina da Agência. “Estamos no quinto ciclo de consultas e temos observado um crescimento contínuo na participação e no engajamento social por meio desse instrumento. A expectativa é que cada vez mais pessoas se juntem ao Conselho e colaborem nas próximas pesquisas”, afirma.
Sobre o Conselho de Usuários de Serviços Públicos da ANS
O Conselho de Usuários é um mecanismo instituído pela Lei nº 13.460/2017, cuja finalidade é promover a conexão entre o usuário e o gestor responsável pelo serviço. Periodicamente, os conselheiros voluntários são chamados para responder consultas elaboradas pela Ouvidoria da ANS e pelos gestores dos serviços a respeito da percepção sobre a qualidade da prestação de serviços.
A ANS lembra que qualquer cidadão pode se tornar um membro do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Agência, colaborando com a otimização dos serviços prestados pela entidade e, consequentemente, com a evolução do setor. Para se tornar um conselheiro da Agência, o processo é bem simples: basta acessar a plataforma da Controladoria-Geral da União e se inscrever. A atuação é voluntária e a participação é feita de forma online, rápida e gratuita.
Clique aqui e saiba mais sobre o Conselho de Usuários de Serviços Públicos da ANS.


