Atividade física e longevidade: qualidade de vida como meta

Thais Jorge – Diretora da Bradesco Saúde

A relação direta entre a prática de exercícios físicos e a prevenção de doenças crônicas, levando à longevidade, tem sido largamente pesquisada e confirmada. Os brasileiros, no entanto, praticam menos do que deveriam. De acordo com dados de 2021 do Ministério da Saúde, cerca de 63% dos adultos (de 18 a 64 anos) são considerados sedentários: não fazem ao menos 150 minutos semanais de atividade física, de leve a moderada (30 minutos por dia, cinco vezes na semana).

E o sedentarismo já é sinal de alerta: um estudo de 2022 da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que 500 milhões de pessoas podem adoecer até 2030 devido à falta de atividade física. Em 2018, a organização já alertava sobre a questão. Somos o mais sedentário da América Latina e o 5º no ranking mundial. Mudar essa realidade é urgente e os benefícios são incontáveis.

Nas grandes metrópoles, são disponibilizadas opções de atividades gratuitas e ao ar livre. São vários os depoimentos favoráveis de quem adiava a mudança de hábito e decidiu aderir à rotina do exercício físico. Patologias cardíacas, câncer, diabetes tipo 2 e questões de saúde mental, como controle do estresse, ansiedade e combate à depressão, podem ser mitigados com a prática esportes. Ano passado, a pesquisa Saúde & Trabalho, do SESI/Instituto FSB Pesquisa com mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos, mostrou que, entre os que praticavam exercícios diariamente ou três vezes na semana, 41% estavam com a saúde muito boa ou boa. Entre os que nunca praticavam, 68% tinham a saúde muito ruim ou ruim.

Muitos associam o exercício físico a questões estéticas, mas a disciplina em começar e manter a atividade traz benefícios que vão muito além de um corpo magro. Ganho de massa muscular, fortalecimento do coração, dos tendões, melhora do sono, aumento das atividades metabólicas e maior disposição para os afazeres do dia a dia estão entre as vantagens reconhecidas para quem investe no cuidado com o corpo e na qualidade de vida. Da juventude à terceira idade, sempre é tempo de começar.

Quanto à longevidade, um estudo de 2018, realizado ao longo de 25 anos, mostrou que os praticantes de esportes viveram décadas além dos sedentários. Liderado pela Copenhagen City Heart Study, John Ochsner Heart & Vascular Institute (hospital especializado em doenças vasculares) e Saint Luke’s Mid America Heart Institute (especializado em doenças cardiovasculares), ele analisou cerca de 8.600 pessoas. O estudo concluiu ainda que cinco modalidades de esporte são capazes de aumentar a expectativa de vida: tênis, futebol, ciclismo, natação e corrida. Futebol e corrida, consideradas atividades vigorosas, também foram confirmados como esportes associados à redução da mortalidade, em outra pesquisa de 2020, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) em parceria com universidades da China, Chile e Espanha

Ter anos a mais de vida, podendo usufruir de mais tempo com quem se ama, é outro ganho que não tem preço! Acreditar que esse compromisso com a saúde pode trazer felicidade e satisfação é o primeiro passo para uma nova realidade. Muitos anos te aguardam pela frente. Escolha a modalidade esportiva e comece hoje!