logosindiplanos2

Instituto para transformar a saúde suplementar é lançado oficialmente

Evento contou com a presença de Paulo Rebello, presidente da ANS, além de diversos representantes de entidades do setor

Na última segunda-feira (02) foi lançado oficialmente o Instituto de Qualificação da Contratação na Saúde Suplementar (IQCS). Em parceria com a Faculdade Mackenzie, o Instituto promoveu debate setorial no Rio de Janeiro com o tema “Impactos da atuação do profissional de venda de planos de saúde”. O debate, moderado por Adriano Londres, contou com a presença do presidente da ANS, Paulo Rebello, o presidente da Abramge-RJ/ES, Sergio Vieira, representando Gustavo Ribeiro, o presidente da ABRAMGE e o presidente do SINCOR-RJ, Ricardo Garrido. Paulo Marcos, presidente de honra do IQCS, também participou do debate e argumentou a favor de uma maior qualificação do profissional de vendas. “O corretor e demais profissionais que vendem plano de saúde devem servir a sociedade. A capacitação desse profissional e posterior certificação pelo Instituto é o melhor caminho para que ele consiga cumprir seu objetivo e a sociedade identifique e valorize esse profissional”, afirmou o presidente do instituto.

O debate setorial trouxe discussões sobre os problemas que decorrem de uma venda mal feita de plano de saúde, sobre a lacuna regulatória desses profissionais de venda, da importância de se conhecer a regulação do setor e os problemas que são evitados quando a venda e a gestão pós-venda de um plano de saúde são feitas por um profissional qualificado. “Não podemos deixar de enxergar no horizonte que uma venda bem feita, com informação qualificada, diminuirá o número de reclamações. É importante que tenhamos um instituto como esse para qualificar cada vez mais os corretores”, destacou Paulo Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, durante o debate.

Estima-se que cerca de 100 mil profissionais atuam com venda de planos de saúde no Brasil, mas, até então, não havia método de reconhecimento dos especialistas no setor. A partir dessa ideia surge o instituto, que já conta com 14 cursos online disponíveis para os corretores e demais profissionais de venda. “É uma iniciativa fantástica que faço questão de participar. No final da linha o que estamos buscando é a proteção do consumidor e da sociedade através de mais capacitação e orientação”, explicou o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (SINCOR/RJ), Ricardo Garrido.

O evento contou com a presença de importantes nomes do mundo jurídico, como Lucas Miglioli, sócio fundador do M3BS Advogados. O jurista ressaltou a importância do instituto no setor da saúde suplementar. “É uma iniciativa fundamental porque uma venda de qualidade resulta em um relacionamento muito positivo a médio e longo prazo. Muitas discussões no âmbito jurídico ocorrem justamente por causa de um desalinhamento de expectativa no ato da contratação”, explicou.

Outros nomes do setor da saúde suplementar também estiveram presentes. Roberto Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), parabenizou os idealizadores do IQCS pela iniciativa. “É um tema que já deveria ser adotado e temos que insistir nele. Qualificar a venda ajuda muito para uma continuidade de contrato”, ressaltou.

O CEO da Allcare, empresa gestora de saúde, Farias Pereira de Sousa também parabenizou a criação do IQCS que, segundo o empresário, chega para engrandecer o mercado da saúde suplementar. “Desde a primeira vez que fui apresentado à ideia, eu indiquei que gostaria de ser um parceiro. Uma vez o vendedor sendo bem qualificado, teremos cada vez mais beneficiários esclarecidos na contratação do plano. É uma iniciativa maravilhosa e estamos aqui para agraciar esse momento”, finalizou. Ao final do evento, Farias ainda anunciou ter fechado o primeiro acordo do Instituto para certificação ouro de profissionais de venda ligados à AllCare.

Os cursos para os corretores que desejarem se especializar em venda de planos de saúde estão disponíveis através do site iqcs.com.br. As aulas duram de 30 a 40 minutos e totalizam até 5 horas para cada curso. “É preciso um tanto de coragem para desafiar o status quo. Mas o Instituto tem essa ambição de transformar o setor de saúde suplementar, catalizando um ciclo virtuoso para melhora contínua desse setor que presta serviços muito importantes para os brasileiros”, afirma Leandro Fonseca, idealizador e fundador do Instituto de Qualificação da Contratação na Saúde Suplementar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Mais

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *