Evento proprietário da Philips, que chega à 11ª edição, terá a participação de importantes líderes da saúde brasileiros e palestrantes globais da companhia
Reconhecido como um dos mais importantes eventos da América Latina com foco em tecnologia da saúde, o Connect Day 2024 reforça seu posicionamento ao apresentar tendências e inovação para o setor, novos sistemas e soluções, além de compartilhar boas práticas e cases de sucesso de importantes instituições do Brasil, com foco em melhorar o atendimento ao paciente e aumentar a produtividade. O evento realizado pela Philips acontece nos dias 29 e 30 de outubro em São Paulo, de forma presencial para os clientes e virtual aberto ao público.
Caroline Zago, que retorna ao Brasil para assumir a liderança da vertical de Enterprise Informatics da Philips para América Latina – área para desenvolvimento de softwares, reforça o compromisso da empresa com todo o ecossistema de saúde ao realizar o Connect Day. “Carregamos a inovação em nosso DNA. Temos profissionais dedicados no mundo todo a buscar soluções e a implementação de tecnologias que possuem um impacto positivo na saúde, garantindo qualidade no cuidado com os pacientes e profissionais ao possibilitar uma revolução em diagnóstico preciso, integração de dados, redução da pressão da rotina das equipes clínicas, bem como a otimização e automação dos fluxos de trabalho. Entendemos que somos o parceiro estratégico, unindo conhecimento médico-científico e tecnologia de ponta, sempre com uma governança ética e transparente”, indica Caroline.
Entre os painelistas confirmados no Connect Day 2024 estão executivos do Grupo Fleury, Hospital Oswaldo Cruz, Grupo Amil, FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), Hcor, A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Sírio Libanês, Hospital Albert Einstein e FIDI, além de palestrantes internacionais das instituições Clinica Imbanaco (Colômbia), KLAS Research (EUA) e Alexander Fleming Institute (Argentina). Ainda, o evento contará com as participações especiais da ex-ginasta olímpica Laís Souza e da jornalista, editora-chefe do Futuro da Saúde e Top Voice LinkedIn, Natalia Cuminale.
Neste ano, Inteligência Artificial e interoperabilidade são as principais frentes a serem endereçadas durante o evento. O público terá acesso a apresentações que mostrarão como a IA vem transformando os fluxos de trabalho clínicos; o como a integração de soluções expande a excelência clínica; o poder da teleradiologia em Oncologia, assim como cases de sucesso de clientes, com foco em Cardiologia e Radiologia.
Lançamento: Philips Medical Device Integration
Clínicos e administradores de hospitais nunca tiveram acesso a tantos dados, mas, ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil torná-los em informações clínicas significativas. O compartilhamento de dados de pacientes entre dispositivos médicos e sistemas de informação tem um enorme potencial para impulsionar cuidados contínuos e melhores resultados de saúde, mas é preciso ser feito de forma transparente e, acima de tudo, com segurança, o que é extremamente difícil.
“Na Philips, acreditamos que uma abordagem com foco em interoperabilidade pode transformar a prestação de cuidados de saúde para todos. Por isso, vamos apresentar ao mercado em primeira mão, durante o Connect Day 2024, o Philips Medical Device Integration (MDI) que captura dados clínicos de várias fontes e de forma neutra – ou seja, independentemente de fornecedor -, e de diferentes ambientes de cuidados, simplificando a troca e a comunicação entre os sistemas”, explica Caroline. “No ano em que a Philips Brasil completa 100 anos, este lançamento se torna ainda mais especial, pois ao viabilizar essa solução demonstramos o nosso compromisso com o cuidado e com a saúde de milhões de brasileiros, ao mesmo tempo em que mitigamos algumas lacunas que o sistema de saúde enfrenta: o alto volume de dados fragmentados”, diz a executiva.
O Philips Capsule Medical Device Integration vem para solucionar as lacunas de interoperabilidade ao simplificar fluxos de trabalho complexos ao conectar dispositivos médicos e EMRs existentes em hospitais por meio de um sistema neutro em relação ao fornecedor. A solução é projetada para compartilhar as informações relevantes e ricas em contexto para qualquer sistema de back-end, incluindo suporte à decisão, gerenciamento de alarmes, documentação, pesquisa e relatórios.
“Estou muito animada em poder mostrar essa solução única, que desbloqueia ainda mais o poder dos dados para aprimorar o monitoramento e o gerenciamento do paciente, melhorar a colaboração entre equipes de atendimento, agilizar a rotina dos departamentos e aumentar a produtividade”, finaliza Caroline.
Tasy AI Virtual Assistant
Pesquisas mostram que os profissionais de saúde passam grande parte de seu dia de trabalho em tarefas administrativas, como elaboração de documentação de EMR e revisão de prontuários, o que acaba reduzindo o tempo de qualidade com seus pacientes. De acordo com o Future Health Index 2023, estudo realizado pela Philips, atualmente, 31% dos líderes de saúde no Brasil estão investindo em IA para otimizar a eficiência operacional, incluindo a automatização da documentação necessária; agendamento de pacientes, equipes e tarefas; e melhorar o fluxo de trabalho.
Os jovens profissionais de saúde no Brasil compartilham a mesma perspectiva de seus líderes ao apontarem que a IA pode melhorar sua satisfação no trabalho para prever resultados (32%) e integrar diagnósticos (31%).
Olhando para este cenário, a Philips desenvolveu o assistente virtual com Inteligência Artificial para o seu sistema de gestão de saúde, Tasy EMR. O Tasy AI Virtual Assistant, alimentado por grandes modelos de linguagem, extrai automaticamente dados importantes de notas clínicas não estruturadas. O uso da ferramenta agiliza o processo de gráficos e elaboração de pedidos, economizando um tempo valioso dos médicos e melhorando a qualidade do atendimento.
Além disso, o Assistente Virtual de IA permite a extração de itens de dados importantes que podem eventualmente ser usados para dar celeridade ao processo de alta de um paciente, possibilitando que os médicos agilizem ainda mais o fluxo de trabalho. A utilização do assistente de IA dentro da aplicação do Tasy garante mais segurança e responsabilidade no uso, já que a solução segue os mais altos padrões de qualidade e segurança do paciente ao ser o primeiro e único EMR regular como dispositivo médico pela Anvisa no Brasil.
“Durante o Connect Day 2024 nossos clientes terão acesso à uma experiência imersiva com o Tasy AI Virtual Assistant, projetado para melhorar a eficiência e a qualidade da prestação de cuidados de saúde na América Latina. Ao simplificar as tarefas administrativas e melhorar a experiência de EMR, estamos capacitando os profissionais de saúde a se concentrarem no que realmente importa: seus pacientes. Isto marca um passo significativo para enfrentar os desafios únicos no setor de saúde da região e reafirma nosso compromisso em gerar resultados positivos para médicos e pacientes.”, explica Caroline.
O Connect Day 2024 conta ainda com grandes patrocinadores: AWS, Elsevier, Folks, Exímio, Vivere, Redix e WeKnow.
Serviço – Connect Day 2024
Data: 29 e 30 de outubro
Horário: das 10h às 17h
Local: São Paulo (clientes) e online. Faça sua inscrição por meio do site Link