Morte de Cid Moreira: Jornalista estava internado em segredo

Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional, morreu aos 97 anos na manhã desta quinta-feira (3)

Faleceu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira, aos 97 anos.

Dr. Vital

Cid estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, após ser diagnosticado com insuficiência renal crônica. Antes, ele vinha se tratando de uma pneumonia em casa, mas o seu estado de saúde se agravou e, às 8h desta quinta, ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

A viúva do jornalista, Fátima Sampaio, contou ao programa “Encontro”, porque manteve a internação do apresentador em segredo.

“Não contei para ninguém para manter a privacidade dele, esperando que ele fosse voltar para casa. Fiz meu melhor como ser humano. Temos quase 25 anos juntos, não é brincadeira, é uma história e tanto. Sei da idade dele, mas sempre falava que queria mais um pouquinho”.

“Ele sempre falava que estava cansado, que os últimos anos tinham sido difíceis. O rim, o problema crônico, que cansa a pessoa, a máquina faz um trabalho maravilhoso, mas não é o seu órgão. Ele estava lúcido até o fim”, contou ao programa.

A história de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté em 1927 e iniciou sua carreira no rádio em 1944. Ao lado de Sérgio Chapelin, foi o principal apresentador do JN por 26 anos, com sua voz sinônimo de credibilidade. 

Além do JN, participou do “Fantástico” e ganhou destaque ao narrar o quadro de Mr. M. Nos anos 1990, começou a gravar salmos bíblicos e completou a gravação da Bíblia inteira em 2011.

Como a pneumonia pode afetar os rins?

De acordo com o médico Dr. Vital, quando a pneumonia avança o paciente pode desenvolver também problemas renais, o que agrava a situação e pode levar à morte, como no caso do apresentador.

“Quando a pneumonia é grave, ela pode acabar afetando os rins, e isso acontece porque o corpo fica muito sobrecarregado lutando contra a infecção, e essa pressão pode causar problemas nos rins, como a insuficiência renal, mas o uso prolongado de antibióticos e a falta de hidratação também podem piorar a situação”.

“Quando os rins não funcionam bem, o corpo não consegue eliminar toxinas e controlar os líquidos, o que pode trazer sérias complicações, afetando a saúde como um todo e até levando à falência de outros órgãos”, explica Dr. Vital.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *