Existem alguns exercícios que ajudam a melhorar a performance sexual, afirma o personal trainer e educador físico, Tauan Gomes
Neste dia 6 de setembro é comemorado o Dia do Sexo, uma data onde são incentivadas discussões e conscientização sobre a importância da saúde sexual para o bem-estar geral.
Existem vários fatores que podem influenciar na saúde sexual, desde ambientais à saúde mental, mas o pilar principal é, sem dúvidas, a atividade física, com reforça o personal trainer e educador físico Tauan Gomes.
“A atividade física é fundamental para a saúde sexual, pois melhora a performance e aumenta a energia. Quanto melhor o condicionamento físico, melhor será a performance na hora H”.
A atividade física e a saúde sexual masculina
De acordo com Tauan Gomes, praticar atividade física regularmente contribui para melhorar vários fatores que favorecem uma boa performance sexual masculina.
“Exercícios, especialmente os aeróbicos, melhoram a circulação sanguínea, ajudando a manter uma ereção por mais tempo. Eles também aumentam a massa muscular na região pélvica, o que reduz a ejaculação precoce e dá mais suporte ao corpo. Além disso, a atividade física libera endorfinas, melhorando o humor e diminuindo o estresse”.
“Muitos dos meus alunos, por exemplo, ao longo dos anos, me contaram que começaram a se exercitar para melhorar a saúde sexual e o relacionamento com seus parceiros. Isso mostra como a atividade física pode beneficiar a vida pessoal e conjugal”, explica.
A atividade física e a saúde sexual feminina
Os exercícios físicos também beneficiam as mulheres, especialmente após os 40 anos, ajudando a aliviar sintomas da menopausa e melhorar a vida sexual como um todo, afirma Tauan Gomes.
“Os exercícios físicos ajudam as mulheres a melhorar a circulação e a lubrificação natural, fortalecer o assoalho pélvico e ajuda a melhorar o prazer feminino”.
“Em 10 anos, quase 50% das minhas alunas buscaram atividade física para regular os hormônios e facilitar a gravidez e a prática regular ajuda em todos esses aspectos”.
Orgasmos só com atividade física
De acordo com um estudo da Universidade de Indiana (EUA), envolvendo mais de 500 mulheres e questionários online, é possível ter orgasmos durante a prática de atividade física.
Esse fenômeno, conhecido como “coreorgasmo”, ocorre com exercícios específicos como abdominais, escaladas e levantamento de pesos, que facilitam a experiência.