Newsletter

Susep firma acordo de cooperação técnica com CVM, MPS, INSS e Previc

Parceria ocorreu durante 11ª edição da Semana ENEF e visa incluir conteúdos de Educação Previdenciária e Securitária no programa

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) firmou nesta segunda-feira (13) acordo de cooperação técnica com a União, por intermédio do Ministério da Previdência Social (MPS), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). 

A parceria tem como objetivo a elaboração e inserção de conteúdos de Educação Previdenciária e Securitária no Programa Educação Financeira na Escola, tanto para o Ensino Fundamental (já em produção) quanto para o Ensino Médio (em planejamento). Atualmente, há nove módulos de Ensino Fundamental lançados no âmbito da parceria entre a CVM, o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). 

A Diretora da Susep, Júlia Normande Lins, ressaltou a importância da iniciativa sob a ótica do seguro: “Do ponto de vista da educação securitária e previdenciária, é relevante e necessário levar esse tipo de conhecimento para as escolas. O seguro é instrumento do desenvolvimento econômico e social, e é ferramenta essencial para planejamento e proteção financeira dos cidadãos.” 

Além da presença da Susep, representantes da CVM, MPS e INSS estiveram na abertura da 11ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) para apresentação da parceria. A Semana é uma campanha anual, com abrangência nacional, realizada desde 2014, com foco na promoção de ações e iniciativas gratuitas que colaboram para a disseminação e o aumento da educação financeira para jovens e adultos.

Próximos passos 

·  Criação de grupo de trabalho para definição de escopo de conteúdo; 

·  Revisão do curso EAD em produção (Ensino Fundamental), especificamente dos conteúdos sobre seguros e previdência, para ajustes, sugestões ou desenvolvimento de novos conteúdos;  

·  Confecção de novo material sobre seguros e previdência para o ensino médio e adaptação à nova plataforma; e  

·  Realização de eventos conjuntos e esforços de divulgação da plataforma. 

Sobre o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) 

O FBEF foi criado em 2020, com objetivo de dar mais agilidade e eficiência às ações relacionadas à ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), cuja primeira versão foi criada em 2010.  

A nova ENEF foi instituída junto à criação do FBEF, com foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, individualmente ou por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. 

Além da Susep, integram o Fórum: Banco Central do Brasil (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério da Previdência Social (MPS), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) e Ministério da Educação (MEC).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *