Seguro é planejamento

Lucilene Giuntini Felix*

Em várias áreas da nossa vida, o planejamento é uma prática mais do que bem-vinda, pois é de extrema importância estabelecer métodos eficientes de administração dos nossos bens, como dinheiro, imóvel, compras e até mesmo rotina, entre outros aspectos práticos. Por isso, muitas pessoas recorrem ao seguro, seja ele de carro, para empresa, residência, saúde e demais opções, com o intuito de se precaver e também proteger a família, caso ocorra contratempos.

O seguro é um planejamento eficaz, porque é possível prevenir e evitar problemas, os quais dariam muito mais trabalho, se não houvesse esse recurso. Um bom exemplo é o seguro automóvel, que proporciona uma série de garantias ao beneficiário, como a proteção do carro em caso de colisão, roubo e danos materiais que são assegurados, conforme plano escolhido pelo cliente.

Já a modalidade empresarial pode ser ainda mais ampla, pois abrange os multirriscos e protege todo o patrimônio do empreendimento, além das opções para equipamentos, responsabilidade civil, riscos de engenharia e demais resoluções que também resguardam as empresas e os próprios funcionários.

Não conseguimos prever quando os problemas irão ocorrer, sejam eles econômicos ou de saúde. E quando eles acontecem, é normal que ocorra o questionamento “por que não me preparei antes?”, mas não vale a pena se martirizar neste momento, pois isso só causa desespero, principalmente em situações de despreparo. Por essa e outras razões, é essencial se manter focado em se antecipar aos problemas que podem surgir, planejando medidas que poderão minimizar eventuais riscos,

Assim como as pessoas, as empresas também precisam se planejar bem e se garantirem em caso de problemas, por isso, o primeiro passo ao abrir um negócio é contratar o seguro empresarial, que garante à gestão a certeza que o imóvel, mercadoria, máquinas, móveis e utensílios estarão protegidos. Na mesma apólice adquirida, o empresário consegue assegurar seu empreendimento contra riscos ambientais, danos físicos que não são de sua responsabilidade e ainda roubos.

O seguro pode ser contratado para negócios de qualquer proporcionalidade, desde as empresas de pequeno porte até as maiores, como indústrias e comércios alimentícios, que necessitam de coberturas específicas, com um planejamento adequado às suas necessidades. Há também possibilidades para empreendedores rurais, com abrangência de planos agrícolas, para pecuária, penhor rural, assegurando também a vida do produtor rural e cédula do produto.

Porém, é importante ter em mente, que mesmo sendo um microempreendedor, existe a necessidade de planejar e se precaver de problemas, que é melhor pecar pelo excesso, do que ter prejuízos por falta de organização e prevenção a riscos.

Uma ação eficiente, pois reforça o método de relacionamento entre empresa e cliente, fazendo com que seja agregado um valor à marca, além de permitir que sejam recuperados consumidores inativos e também obter novos.

São inúmeros os benefícios de contar com um planejamento na área de prevenção de riscos, sendo que os seguros, de diferentes modalidades, são umas das formas do empresário garantir o bem-estar do seu negócio e se precaver em momentos difíceis, como esse que o país passou e ainda passa por conta da pandemia, além de muitos outros que podem ocorrer no dia a dia comum dos empreendedores.

* Lucilene Giuntini Felix é especialista na área de seguros e sócia fundadora da Previne Seguros, www.previne.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter.