São Cristóvão Saúde enfatiza o Dia Mundial da Higiene das Mãos

Infectologista fala sobre os cuidados com as mãos e apresenta o 1º Fórum sobre o tema, dedicado aos profissionais da saúde

Dia 5 de maio é o Dia Mundial da Higiene de Mãos e, todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a campanha Salve Vidas: Higienize suas mãos, que em 2024 traz o tema “Por que o compartilhamento de conhecimentos sobre a higiene das mãos continua a ser tão importante?”.

Alinhado a esta campanha, o São Cristóvão Saúde promove o 1º Fórum de Higiene das Mãos, no Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica. O encontro acontece no dia 7 de maio e será uma oportunidade de abordar os diferentes aspectos do tema com palestrantes de diferentes segmentos, com foco nos profissionais da área da saúde e equipe de colaboradores do Grupo São Cristóvão.

Infectologista do São Cristóvão Saúde, Dra. Michelle Zicker, conta que assim como o trabalhado desenvolvido pela OMS, o Fórum tem como objetivo promover a consciência global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde. “A higienização das mãos é reconhecida como a medida mais simples e eficaz para controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. É considerada um dos pilares da prevenção de infecções e, com este evento, queremos unir as pessoas em apoio à melhoria da higienização das mãos”.

Segundo dados da OMS, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US$ 16,5 em despesas de atenção à saúde para cada dólar investido. Apesar disso, estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais de saúde às práticas de higiene de mãos de forma constante e rotineira é um desafio no mundo todo.

“As mãos são as principais ferramentas de atuação dos profissionais de saúde, pois é por meio delas que eles executam suas atividades. A segurança dos pacientes depende, portanto, da frequente higienização das mãos”, explica a infectologista.

O Ministério da Saúde recomenda lavar toda a superfície das mãos (dedos, unhas, palma e dorso) com água e sabão. O álcool em gel pode ser utilizado desde que não haja sujeira visível na pele.

“No nosso dia a dia, a higienização das mãos deve ser feita frequentemente, antes das refeições ou de manipular alimentos, após utilizar o banheiro, trocar fralda de bebês ou manipular lixo e sempre que chegarmos da rua. Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas”, finaliza Dra. Michelle.

Sobre o 1º Fórum de Higiene das Mãos

Data: 7 de maio de 2024

Horário: 7h30 às 18h

Local: Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica: Rua Terenas, 182, Mooca

Inscrição: no site

Quem pode participar: Profissionais da área da saúde e equipe de colaboradores do Grupo São Cristóvão Saúde.