Quais os exercícios para pessoas com doenças neurodegenerativas?

Triatleta com paralisia cerebral, Samuel Bortolin, explica quais exercícios são os mais indicados para quem sofre com doenças neurodegenerativas

As doenças neurodegenerativas são uma série de condições caracterizadas por danos ao Sistema Nervoso Central, o que causa um déficit nas funções físicas e cognitivas, elas englobam uma série de doenças como Parkinson, Alzheimer e até mesmo a Demência Frontotemporal do ator Bruce Willis.

Apesar de ainda não haver cura para esse tipo de doença, existem alguns cuidados que ajudam a reduzir os sintomas e sua progressão, um dos principais são as atividades físicas.

Segundo o triatleta com paralisia cerebral, Samuel Bortolin, a prática regular de atividades físicas é fundamental para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com doenças neurodegenerativas.

“Praticar alguma atividade física ou esporte é importante para fortalecer a musculatura e dar mais sustentação às articulações, o que permite movimentos mais precisos e ajuda a evitar a fadiga e atrofia muscular, muito comum nesse tipo de doença”.

Quais exercícios são mais indicados para doenças neurodegenerativas?

Normalmente são indicadas atividades físicas de menor impacto pois normalmente são pessoas mais idosas que desenvolvem esse tipo de doença, os exercícios são mais focados em fortalecimento muscular”.

Não apenas atividades físicas, mas também esportes, podem ser especialmente benéficos pois além de melhorar o condicionamento físico, flexibilidade e equilíbrio, também ajuda a exercitar o cérebro formando estratégias de jogo e buscando superar seus limites”. Explica Samuel Bortolin.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter.